Quando procurar um especialista
em reprodução humana?
Doutora Micaele Muruci dá mais detalhes sobre o assunto.
Para casais cuja mulher tenha até 35 anos, é indicado buscar ajuda após um ano de tentativas sem sucesso. Caso a mulher tenha mais de 35 anos, recomenda-se buscar ajuda após seis meses de tentativas sem gravidez, pois, após essa idade, a fertilidade feminina cai rapidamente, sendo mais difícil engravidar naturalmente. Mulheres acima de 40 anos podem se beneficiar de investigação e aconselhamento imediatos, mesmo antes de iniciar as tentativas. Alguns dados do histórico do casal também podem requerer avaliação imediata, não devendo esperar os 6 ou 12 meses citados anteriormente. Seguem alguns exemplos de situações assim.
Maus hábitos de vida como alimentação ruim, falta de exercícios físicos e tabagismo e doenças como obesidade e diabetes, podem afetar a qualidade dos óvulos e a produção de espermatozoides.
Passado de infecções sexualmente transmissíveis, como a clamídia, mesmo que curada, pode causar problemas nas trompas femininas, ou a prostatite, que pode gerar azoospermia, que é a ausência de espermatozoides no sêmen.
No caso das mulheres, especificamente, problemas como endometriose e menstruações irregulares (síndrome dos ovários policísticos) e cirurgias ginecológicas para retirada de miomas ou cistos, podem ser a causa de infertilidade. Já no caso dos homens, a varicocele e a caxumba (no testículo) podem ser as causas de infertilidade.
Se alguns desses problemas forem constatados durante a investigação de possibilidades para a infertilidade, antes de qualquer indicação de técnica de reprodução assistida, é possível que o médico indique tratamentos para reverter os quadros de infertilidade e, após isso, indicar a técnica que melhor se aplica ao caso do casal.